11.12.14

Coisas pequeninas



Ultimamente olhar pela minha janela pelas manhãs é simplesmente deprimente.... Pronto lá venho eu queixar da neve...


A noite foi movimentada... O vento e a neve faziam das suas e pela manhã sair de casa, era uma aventura. Há dias que me pergunto porque raio decidi emigrar para este país e ainda assim ainda não encontrei uma resposta convincente.... E os anos passam a olhos vistos e os dias passam tão depressa que acabo por me habituar! Custa, mas para nao perder o pouco que tenho de sanidade mental, mais me vale buscar outras coisas em que pensar que não seja a cor branca predominante.


E quando penso, o que é muito usual, a coisa pode complicar-se.... Já andava há um tempo com uma ideia na cabeça para responder ao desafio da Lia, do Lemon and Vainilla, para esta 14ª Ediçao da Bundtmania e, quando me decidi o caos instalou-se entre as minhas neuronas e enquanto não fiz o que idealizei não descansei.


Ora sendo o tema desta Ediçao Frutas Outonais e Especiarias, tinha que ser algo de bonito, aromático, aconchegante, algo que me enchesse a alma, como faria uma lareira no dia de hoje.







Tanto andei, tanto andei, que de marmelos passei directamente a sabores citrícos. Aquilo que era para ser não foi, mas ainda estará por ser.... os marmelos ficam guardados e desta vez o desafio responde-se com uns mini bundts de polenta com laranja e toranja caramelizadas com cardamomo.

O nome da receita é enorme, mas assim é o efeito que provoca!


A receita foi retirada de uma que vi no meu livro The Indulgents Cakes, e na receita original está feita com ameixas. Apesar de que ainda encontro por aqui ameixas, não podia considerar uma fruta outonal e vai daí lembrei-me das clementinas caramelizadas e assim surgiram a laranja e a toranja caramelizada.




Mini Bundt Cakes de Polenta com Laranja, Toranja Caramelizada, e Cardamomo.









Ingredientes:
- 110 gramas de amêndoas torradas e moídas
- 100 gramas de coco ralado
- 125 gramas de polenta
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 225 gramas de manteiga sem sal, amolecida e cortada em pedaços
- 220 gramas de açúcar
- 1 colher de sopa de raspa de limão
- 1/2 colher de chá de cardamomo moído
- 4 ovos
- 60 ml de limoncello
- açúcar em pó para polvilhar


Para o caramelo de citrícos:
- Ver a receita do Bolo de Amêndoa e Clementinas Caramelizadas, trocando as clementinas por por uma laranja e uma toranja, e substituindo o sumo das clementinas pelo sumo de uma laranja. Adicionar 4 sementes de cardamomo verde ao mesmo tempo do sumo.
Cortar a laranja e a toranja de maneira a eliminar toda a casca branca e cortar segmentos das mesmas.
Proceder como na receita indicada.


Execução:

Pré aquecer o forno a 170ºC. Untar as formas de mini bundts e reservar.

Juntar as amêndoas, o coco, a polenta e o fermento numa taça.

Bater a manteiga com o açúcar de modo a obter uma massa esponjosa e pálida. Juntar os ovos um a um, mexendo bem entre cada adição.

Juntar a mistura seca e envolver bem. Juntar o cardamomo e o limoncello.

Levar ao forno durante aproximadamente 40 minutos, ou até que o palito saia seco.

Retirar do forno e deixar arrefecer nas formas durante 10 minutos.

Desenformar e deixar arrefecer. 

Servir com o caramelo de laranja e uma colherada de crème frâiche.








Devemos colocar um pouco de caramelo a embeber no bolo antes de colocar a crème frâiche e depois as fatias de laranjas.

Desta maneira permitimos que o caramelo citrico e cheio de sabores, humedeça o pequeno bundt também tão cheios de sabores!

Quando vi a receita, fiquei encantada com os ingredientes da massa e como a curiosidade matou o gato, não descansei enquanto nao experimentei. Ainda assim, a versao original com ameixas, tem que ser experimentada! Ou sim, ou sim!










O mini bundt só deve ser decorado, se for de seguida servido, evitando assim, passar pelo frigorifico por causa da crème frâiche. Se por acaso tiver que ser guardado no frigorífico deve ser retirado momentos antes de servir, para evitar que os sabores fiquem escondidos.


Quase escondidos tive que os meter eu! E como são pequeninos, os miúdos não lhe resistem!


Eu também não lhes resisto, né?

5 comentários:

  1. Oh, que coisas pequeninas e deliciosas! O prato com três parece-me a conta certa para mim, pois um com certeza que não chega para degustar como deve ser ;)
    Também andei a fazer mini-bundts para esta edição, mas enchi tanto as formas que viraram muffins, ou seja voltei à estaca zero, o que só demonstra que eu só posso fazer bundts à ultima da hora para manter a tradição :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que forminhas mini usa?? Adorei a ideia!

    www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Querida mana,
    Por cá também já começa a ficar tudo branquinha por isso, deixa lá, não fiques deprimida que eu estou contigo!!
    Amei estes teus mini bundts pois adoro bolinhos com polenta e esta combinação de ingredientes soa a paraíso e parece isso mesmo: Paradise on a plate :)))!!
    Um grande beijinho triplicado da mana das terras altas,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Mena, a combinação de ingredientes destes teus mini é mais do que perfeita.
    Sou apaixonada por polenta e combinada com estes sabores citricos fica divinal! Além da beleza que estão.
    Quanto a esse teu bolo de amêndoa com clementinas ficou-me marcado quando publicaste, e não tardará a sair da lista ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar