26.10.14

Voltam as saudades.....


Depois do post das bolachinhas de Outono, já deixei quase tudo preparado este post! Leia-se fazer a receita, tirar fotografias e dar-me conta que o fim de semana de publicação era este! O costume.... dar conta em cima da hora! Pois desta vez é mais uma quinzena da Dorie às Sextas, da qual tenho estado ausente depois que voltaram de férias e ja tinha saudadinhas, de fazer receitinhas dela.


Para esta quinzena foi escolhida uma receita com maçãs e que apesar dos meus temores, quando vi o termo flaky decidi fazer na mesma! Procurar uma tradução para este termo é impossível, mas na minha memória guardo as imagens de outras massas da mesma senhora, que foram toda uma surpresa.... isso sim, como muito medo!


O resultado final era o que eu imaginava e que me fez transportar no tempo.... Ao tempo que eu ia ao McDonald's, fora de horas, buscar uma das maravilhosas tartes de maçãs!!! Pronto eu admito, eu simplesmente adoro aqueles rectangulozinhos!!! E para minha sorte, ou azar, aqui a mesma cadeia de restaurantes, não tem essa pequena maravilha.... Cambada.... Se eles soubessem o que é bom!!


Enfim, agora ja descobri a maneira perfeita de matar as minhas saudades.... Há dias assim! Já preciso outra vez de férias. Preciso de voltar à minha terra e respirar o ar que me ajudou a crescer, e comer umas tartes de maçã não estaria nada mal.


E por falar nas maçãs, este blog, vai servir também, para ir escrevendo as pérolas que vão dizendo os meus filhos. Ao fim e ao cabo são parte integrante dele e se não fosse por eles não se chamaria assim. Quando comprei as maçãs que pedia a receita, comprei também umas vermelhinhas, que me piscaram o olho.








A catraia quando as viu no saco, ficou muito séria a olhar! E eu pensei prós meus botões, que coisa boa não estava a magicar! Meu dito, meu feito!

Maria - Mãe, compraste essas maçãs vermelhas, pa mim e pró mano?!
Mamã - Sim filha! Para vocês levarem pró lanche da escola, se quiserem!
Maria - Está bem, pode ser! ( Mas disse isto com um ar nao muito convencido, e depois dispara!)
Maria - Mãe!!! Eu não quero levar essas maçãs vermelhas para a escola! Num gosto!
Mamã - Aiii! Então são maçãs na mesma, filha!
Maria - E tu achas que eu quero, que me aconteça o mesmo que aconteceu à Branca de Neve?


Depois de ouvir isto, acho que se ouviu uma gargalhada descomunal em todo o prédio! A catraia olhava para mim sem entender e com ar de ofendido!

E só mesmo umas "empanadas" de Maçã são o motivo para esquecer tamanha ofensa! (risos).


Deixo-vos a receita tal qual nos foi proporcionada no grupo, deixando para o fim as alterações (pequeninas) que lhes fiz.


Empanada de Maçã
(Flaky apple turnovers, receita retirada do livro Baking, de Dorie Greenspan, p. 316)
(tradução do texto: Susana Figueiredo)





Ingredientes:
Para a massa:
- 250 gramas de nata azeda ( usei crème frâiche)
- 100 gramas de açúcar

- 500 gramas de farinha
- 1 colher de chá de sal
- 340 gramas de manteiga sem sal fria, cortada em pedaços pequenos.

Para o recheio:
- 1 colher de sopa de farinha
- 100 gramas de açúcar

- 1/4 colher de chá de canela em pó
- 4 maçãs Fuji ou Granny Smith, descascadas, descaroçadas e cortadas em pedaços pequenos (usei Granny Smith)
- 45 gramas de manteiga sem sal fria, cortada em pedaços pequenos

- 1 ovo grande, batido com 1 colher de sopa de água, para pincelar
- Açúcar, para polvilhar (usei mascavado escuro)


Para a massa:
Misturar a nata com o açúcar. Reservar. Misturar a farinha com o sal numa tigela grande e adicionar os pedaços de manteiga. Com uma picadora, duas facas ou com os dedos, cortar a manteiga juntamente com a farinha até parecer areia grossa, com cuidado para não trabalhar excessivamente a massa. Com um garfo, fazendo um movimento para cima e para baixo, misturar gentilmente a nata. A massa vai ficar muito mole.
Dividir a massa ao meio, colocando cada metade em película, usando-a para moldar em forma de rectângulo. Embrulhar a massa e refrigerá-la durante pelo menos uma hora ou até dois dias.


Para o recheio:
Misturar farinha, açúcar e canela nuuma tigela grande. Juntar as maçãs e envolver bem.
Preparação (c. 16 turnovers)
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Posicionar as grades de modo a dividir o forno em terços. Forrar dois tabuleiros com papel vegetal ou tapetes de silicone. Esticar uma parte da massa até uma espessura de 3,2 mm e cortar círculos de 11,5 cm com um cortador grande ou com uma forma de tarteletes. Repetir com a 2ª parte da massa. Rende 7 a 8 rodelas por porção de massa Pode ainda fazer-se mais uns quantos com os restos da massa, novamente refrigerada e esticada, mas não terão a mesma leveza. Colocar 1-2 colheres de sopa da maçã e, por cima do recheio, colocar pequenos pedaços de manteiga. Molhar as extremidades da massa com um pouco de água, dobrar os turnovers ao meio e selar a massa, pressionando um garfo sobre os extremos. Furar a massa com o garfo para deixar sair o vapor e transferi-los para os tabuleiros. (Neste ponto, podem ser congelados durante 2 meses, bastando levá-los ao forno sem descongelar e acrescentar mais uns minutos ao tempo de cozedura).
Pincelar o topo com a mistura de ovo e polvilhá-los com uma pitada de açúcar. Leva ao forno durante 20 minutos, trocando os tabuleiros de baixo para cima e rodando-os a meio da cozedura (aos 10 minutos). Deverão ficar inchados, firmes ao toque e dourados. Deixar arrefecer à temperatura ambiente.





Notas da Mamã:
- Só fiz metade da receita! (um erro crasso diga-se de passagem, porque nem as migalhinhas ficarão!)
- Ainda fiz alguns individuais como indicava a receita, mas como o tempo não sobrava, optei por fazer uma "empanada" king size para agilizar. O procedimento é o mesmo, devendo separar a massa em dois círculos, perfeitos ou imperfeitos, e seguir o procedimento da receita original.
- A qualidade das maçãs usada na receita original é de suma importância e por isso não saltei este ingrediente, apesar de não gostar muito da sua acidez. Mas neste caso, é simplesmente perfeita.
- Juntei uma pisca de noz moscada ao recheio! Simplesmente porque adoro o contraste desta especiaria com a canela e nas maçãs o resultado é simples delicioso!
- E para um super devaneio, usei um caramelo salgado, ou como dizemos por aqui Caramel Salée, para dar um pouco mais de contraste de sabores.








A receita do caramelo salgado, não há! Porque foi um repente que tive e peguei nos ingredientes e fui fazendo! Açucar, manteiga, natas e flor de sal. Por essa blogosfera e mesmo aqui no blog, há receitas deste pequeno pecado de cor avelã.







Para que conste, estas "empanadas" não precisam de nenhum adereço! Eu é que sou hipermega gulosa, e como tal tenho sempre tendência a piorar!!

E não me pude resistir a misturar o caramelo e o geladinho de baunilha!! Mornas, são pedacinhos altamente viciantes e mesmo difíceis de parar de comer, mas assim....






"Oh Mãe posso levar esta "trate" para o lanche da escola, em vez das maçãs da Branca de Neve?"

Eu ainda lhe disse que sim, mas ao fim do dia nem uma migalha ficou!


Quantos dias durarão se as fizermos individuais?


7 comentários:

  1. As crianças tem com cada saida....
    Não costumo fazer nem bolos nem tardes de maçãs...não sei nunca me deu para isso....

    ResponderEliminar
  2. A gulosa aqui ficou de queixo caído e com ciúmes por não ter essa empanada com o molho caramelo e gelado aqui para se deleitar :) que loucura deliciosa que mostras nessas fotos!
    Adorei a tua pequena, e eu também preferia esta "trate" do que as maçãs a qualquer hora do dia :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que delícia! Ainda bem que já jantei senão estava aqui a babar.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
  4. Sao criancas gostam do que e bom beijinhos para os meninos e parabens pela empanada e boa

    ResponderEliminar
  5. Tua filha é demais.
    E a tuas receitas continuam uma delícia para os olhos, já que não posso prová-las.
    Beijinho

    P.S.: Raramente vou ao blog myinside, comento pelo cantinho, ok?

    ResponderEliminar
  6. Olá, Mena!
    Tinha que comentar esta empanada de maçã! Tem tão bom aspecto!!!
    E como se não bastasse, tu ainda fazes um delicioso caramelo salgado para colocar por cima! Gulosa!
    Beijinho grande! :)

    Sílvia

    ResponderEliminar
  7. Tadinha da Maria, já a vejo a imaginar-se a ter de viver com os 7 anões na floresta, lol!!
    Acreditas que eu também adoro esses folhados de maçã do McDonalds... que perdição!!
    Olha, esta pie ou empanada, é mais uma que fica na minha lista, pois amo de paixão e fizeste bem em adorná-la com o caramelo e o gelado, pois é uma combinação dos deuses!
    Beijos mana,
    Lia.

    ResponderEliminar