4.4.14

Verde que te quero verde!



Já andava há muito tempo sem fazer bolachas! Ou pelo menos ainda não tinha feito algumas que tivessem direito a vir parar ao blog! E porquê?? Porque desaparecem da lata e não ha fotografias para ninguém!

O que também é bom sinal e quando desaparecem é o melhor de todos!!!

Ora é de bolachinhas que falamos e vamos continuar, porque a Manuela do Cravo e Canela - Uma Cozinha no Brasil, deu início à segunda temporada do Vamos Fazer Bolachas!! Isto parece uma daquelas séries televisivas, que ao fim de uma temporada, mantém os artistas, mas mudam as histórias! Esta será diferente, porque a blogosfera está cheia de gente nova que a cada dia participa, mas a história agora é outra! Agora ao blog junta-se um grupo no Facebook, que podem ver AQUI, que espera por todos aqueles que tenham vontade de fazer bolachas! Por isso, já sabem!


Se antes era dado um tema, agora há um tipo de bolacha específico! Esta edição o tema escolhido, foram as Crinkles!


Voltamos a fazer estas bolachinhas! E desta vez não são de chocolate! Mas eu continuo a achar que há qualquer coisa que não faço bem! As bolachas lá "craquelam", mas não como deveriam! O problema não é do forno, porque está ajustado! Desta vez acho que foi no fermento! Quando li a receita, aqui, não pensei nem 10 minutos! E tive que meter a pata com o fermento e reduzir a quantidade, porque achei demasiado para a quantidade de farinha!! Visto o não visto, tinha que o ter colocado!

Ainda assim o sabor e a textura ficaram tão bons, que não podiam ficar só dentro da lata!






Crinkles de Lima e Côco




Ingredientes:
- 100 gramas de açúcar
- 1 ovo
- 80 gramas de manteiga derretida fria
- raspa de uma lima
- 2 colheres de sopa de sumo de lima
- 20 gramas de côco
- 220 gramas de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento ( na original são duas)
- açúcar em pó e normal para polvilhar
- corante verde em gel a gosto (dependerá se quiserem uma cor mais escura ou menos) (opcional)

Execução:
Numa taça colocar a manteiga e bater juntamente com o açúcar. Juntar o ovo, o sumo e a raspa de lima, o côco e o corante verde. Bater até obter uma massa lisa. Juntar a farinha e envolver bem, até obtermos uma massa homogénea e não pegajosa.

Fazer uma bola e cobrir com película aderente, colocando no frigorífico durante uma hora.

Pré aquecer o forno a 180ºC.

Formar pequenas bolas de massa, mais ou menos 20 gramas, e passar no açúcar granulado e por fim no açúcar em pó envolvendo bem.






Colocar num tabuleiro espaçadas entre si e levar durante 10 minutos ao forno. Retirar e deixar arrefecer sobre o tabuleiro 5 minutos.

Transferir para uma grelha e deixar arrefecer completamente. Depois de frias, colocar num recipiente hermético.




Digamos que há que dar um desconto! As crinkles na Sibéria não ficam como nos outros lados! Deve ser problema da altitude! Mas como disse antes, são tão boas, mas tão boas, que não podiam ficar só na latinha!

Ainda assim, acho que não fogem muito ao aspecto de uma crinkle! Da próxima deito o fermento na totalidade!





E o verde? Pois porque me faz lembrar as limas! E os dias têm estado tão cinzentos, que é de cor que precisamos por estes lados! E se a isso lhe juntamos sabor, pois é ouro sobre azul!! Neste caso é verde!

Vai uma bolachinha??

37 comentários:

  1. Que lindas!!! Adorei :) Posso experimentar?
    Beijinhos e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Olá querida Mena!
    Assim que vi as tuas bolachinhas no facebook, tive que vir ler o post! Ficaram com uma cor linda, mesmo a chamar a Primavera que teima em estar fria e chuvosa. Então,aí na Sibéria imagino o frio...
    Gostei tanto do desafio que acho que vou participar e já pedi que me aceitassem no grupo. Já me sinto inspirada só de olhar para o verdinho das tuas crinckles! Gostei da combinação da lima com o coco. Funciona muito bem!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na Sibéria já sabes como é! O frio tarda mais em deixar-nos!!
      E sim, a combinação é fantastica!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. que cosa tan tan buena y espectacular a la vista!! me encanta Mena, enhorabuena!! besotes y buen finde.

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindas e sem dúvida que são crinkles! Não tem nada que enganar! :-) Adoro a combinação da lima com o coco, tão bom!

    ResponderEliminar
  5. Que verdinhas que ficaram!! São definitivamente crinkles, com ou sem fermento... As minhas ainda estão na imaginação... Vamos ver o que sairá!
    Gostei muito: côco e lima para mim são sabores de verão, e com essa cor é mesmo para mandar a chuva embora, que neste momento é só o que é preciso: o sol... e uma bolacha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que nao seja por causa de bolachas, porque fiz bastantes para que se vá de uma vez o frio!
      Tu imagina, Raquel! Certamente que saiem maravilhas!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Querida amiga Bundette,
    Adoro côco e lima, aliás, acho que é das combinações mais perfeitas do universo e a cor dos teus crinkles está um charme e sim, são crinkles logo à primeira vista e agora..., que já sabes o que é que não está certo..., volta a experimentar e vais ver se não notas diferença... nem que seja só para tirar as teimas...
    Adoro, adoro e comia já umas 2 ou 3, sim porque eu sou mulher de alimento!!
    Beijinhos grandes para ti e pintainhos, as melhoras da minha pintainha mais linda e bom fim de semana para vocês,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jajajaj! Uma mulher de alimento! Gosto disso!
      Por mim até podias comer meia duzia!!! Aguentavas??
      Pois agora ja sei onde está a diferença! Menos mal que te tenho a ti para me ensinares!!!
      Beijinho triplicado!

      Eliminar
  7. Que maravilla, tienen una pinta estupenda.
    Un besazo

    ResponderEliminar
  8. Querida Mena, desculpe demorar por passar aqui no seu cantinho, graças a Deus estou melhor, obrigada. A crise na coluna foi forte e o médico me recomendou que usasse menos o computador, pois ficava muito tempo diante dele sentada, o que prejudicou mais ainda. Mas agora estou bem melhor. Vim agradecer o carinho em suas palavras na minha postagem do Bundt, aos pouquinhos vou me aperfeiçoar a essas delicias que também já me rendi. E essas bolachinhas verdes que mimosas, lindas que ficaram e o craquelado ficou perfeito. Lima e coco é uma combinação perfeita. A cor ficou maravilhosa. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que te desculpar de nada Josy! Fico contente que ja estejas melhor!!!
      Tu so fazes deliciass!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Até hoje, os meus crinkles preferidos são de amêndoa, mas ao ver estes teus tão coloridos, fiquei com uma vontade imensa de provar. Coco e lima são sabores refrescantes e agradáveis, sempre apetecíveis! Bom fim de semana! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os de amêndoa sao a minha perdição, Bombom!!!!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. A Mena pode dar a receita dos crinkles de amêndoa obrigada

      Eliminar
    3. A Mena pode dar a receita dos crinkles de amêndoa obrigada

      Eliminar
  10. Nunca havía visto estas galletas en verde... qué bonitas!!! Y ricas seguro porque son ingredientes que me encantan :)
    besos

    ResponderEliminar
  11. Ficaram lindas essas crinckles, e essa cor anima mesmo este tempo cinzento. A combinação de coco e lima é mesmo fantástica, por isso até "estou verde inveja" por não ter uma ou duas para saborear ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois tens que experimentar!!! Assim ja deixas de estar verde! :P
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Que lindas crinkles, tão verdinhas e com tão bom aspecto!!
    E com lima que eu adoro só podem ser uma delícia!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Estes crinkles ficaram tão lindos e imagino que devem ser deliciosos.

    ResponderEliminar
  14. Eu acho que crinklaram bem... ficaram tão lindinhas! Bolachinhas do Hulk! :D
    E olha, perfeitas para acompanharem o meu sumo verde de manhã, não achas!? ahahahah!
    Beijinhos, querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :P Podiam ter crinklado melhor, Maria Joao!!!
      :)) Olha gostei dessa das bolachinhas do Hulk!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Bom dia Mena,

    bolachas!!!!
    pois aqui em casa não adianta muito fazer e colocar na lata só duram dois dias, mas a divisão é feita também pelos de fora.
    Gosto muito deste desafio da Manuela, e agora parece ainda mais divertido e é uma bela forma de testar novas receitas e vários tipos de bolachas.
    Lima e coco é combinação de Verão de dias muitos quentes e com esta cor ainda os torna mais apetitosos e bem giros.
    Oh, lá estás tu com a ideia que não ficaram bem, têm um aspecto perfeito e o interior bem fofo, eu gostei só tenho pena é que não cheguem para mim.


    Beijinhos para os três

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simmm! Bolachinhasss!
      Pois estas nao duraram muito! Porque ao segundo dia ainda estao melhores!!!
      Tu achas que podem ir por correio??
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Olá Mena,
    Um espetáculo e uma surpresa estas crinkles verdes!
    Sabor a lima, gosto imenso, são de certeza tão boas quanto bonitas.
    Não conhecia o grupo, ando um pouco "off", mas vou aderir nem que seja para assistir aos belos desfiles que por ai vão vir!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu ia jurar que ja te tinha visto nestas andanças das bolachas Lenita!!!
      Mas junta-te e assim quando quiseres participas!
      beijinhos

      Eliminar
  17. Olá,
    Sem dúvida que estás sempre a surpreender e desta vez com uma cor linda e primaveril. Essas crinkles só podem ser maravilhosas, bjs
    Susana

    ResponderEliminar
  18. Olá Mena!
    O que eu gostei das tuas crinkles verdes (o tom ficou lindo) e a combinação de sabores tambem é muito boa. Como sempre, muito obrigada pela tua participação. Bjs,
    Manela

    ResponderEliminar