20.7.13

Vai um geladinho?



Estava eu de férias quando lançaram dois dos desafios nos quais eu tento sempre participar. Por um lado o grupo da Dorie's às Sextas que lançava para esta quinzena um gelado, e por outro a comunidade Cocineros del Mundo, que lançava como desafio receitas com pêssego e/ou tomate.






O gelado da Dorie ficou em stand-by no meu inconsciente porque a bem da verdade nunca me saiem bem os gelados. Mas enquanto estive de férias aproveitei uma promoção e comprei uma máquina de gelados. Oh oh... Com a máquina na bagagem já não tinha desculpas para me escapar e lá fiz o gelado.


O facto de ser de pêssego já me resolveu mais um desafio e com esta receita participo do desafio da Comunidade Cocineros del Mundo do Google+, no apartado de Doce. Já sabem o que vos toca, passar por lá e colocar +1, sim? Deixo-vos aqui o link directo para não se perderem!!


Mena, deixa-te de conversas que o gelado vai começar a derreter!!




Gelado de Pêssego e Mel

Receita do Livro Baking da Dorie Greenspan traduzida por Maria Papitas

Ingredientes:
  • 4 pêssegos maduros (usei 3)
  • 1/4 cup de mel ( usei xarope de agáve)
  • 1 cup de leite gordo (usei meio gordo)
  • 1 cup de natas
  • 3 gemas de ovo de ovos grandes
  • 1/2 cup de açúcar
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
Execução:
Cortar dois dos pêssegos em pedaços pequenos e colocá-los numa panela pequena. Juntar o xarope de agáve, levar ao lume e quando ferver, baixar o lume, tapar a panela e deixar amaciar a fruta cerca de 10 minutos. Colocar o preparado num liquidificador ou processador e reduzir a puré. Reservar.

Misturar o leite e as natas e levar ao lume até levantar fervura. Entretanto, misturar as gemas com o açúcar numa tigela refractária e mexer com uma vara de arames. Verter lentamente sobre a mistura o leite e as natas fervidas e ainda quentes, mexendo sempre para não talhar as gemas. Deve-se deitar metade do líquiso, mexer e só depois de deve deitar a outra metada, muito lentamente. Deitar esta mistura numa panela e levar ao lume, mexendo sempre, até engrossar. 

Voltar a deitar a mistura numa tigela refractária e nessa altura juntar a baunilha e o puré de pêssego que estava reservado.

Refrigerar o preparado. Quando estiver bastante fresco, vertê-lo para a cuba da máquina de gelados e proceder seguindo as inbstruções do fabricante.






Partir em cubos pequenos o pêssego restante (no meu caso 1) e juntar ao gelado quando este já tiver com consistência espessa.

Quando pronto na máquina de gelados*, levar ao congelador mais cerca de 2 horas em caixa fechada, até que esteja pronto para ser retirado com a colher.

* No caso de não terem máquina de fazer gelados, nas primeiras 2 horas de congelação, devem mexer o gelado energicamente para desta maneira se evitarem a formação de cristais de gelo.






Para decoração usei umas tulipas de massa brick e polvilhei o gelado com um praliné que fiz com 100 gramas de açúcar amarelo e 100 gramas de amêndoas. Ao fim de caramelizar deixamos arrefecer e tritura-se e esta mistura pode ser guardada num frasquinho durante bastante tempo.

Quando a minha Maria fez o 1º comentário sobre o que mudaria neste gelado, fiquei hesitante e mesmo a matutar o que seria. Mas ela disse-me que o fizesse porque era bom. Depois de o ter provado e ter lido as primeiras opiniões, a minha não é muito diferente. É um gelado muito agradável, suave e docinho, mas que peca pelos pedacinhos de pêssego que encontramos meio congelados.






Uma receita certamente para repetir, mas sem os pedacinhos, ou então amaciar também estes como fizemos com os primeiros.

Mais uma receita da Dorie que não deixa a desejar a não ser por este pormenor, que é compensado pela harmonia de sabores.

E se juntarmos o praliné e a textura crocante da massa brick... Humm... Nem vos digo!!!

Vai um geladinho?

57 comentários:

  1. Un delicado color para una sugerente presentación. Una mezcla de sabores netamente veraniegos. Seguro que delicioso, bueno seguro no ¡¡Segurísimo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Segurisimo como tu dices Sonsoles!!!
      Es buenissimo!
      Besito!

      Eliminar
  2. Que belas fotos amiga, este gelado associado ao do praliné e a crocancia da massa brick deve ser uma loucura, manda cá uma tacinha, bom fds bjs !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Oh Sol eu mandava mas vai derreter amiga!
      PAssa tu por cá!
      Beijinho e bom fim de semana!

      Eliminar
  3. Queria mesmo provar esse gelado, ainda por cima com praliné!
    Ninguém diria que já tive com um pelo menos semelhante em minha casa....:D
    Saído das tuas mãos tudo tem outro ar, outro encanto!

    E com tanta conversa parece que o sinto é a derreter na minha boca!

    Beijo grande,
    Aida
    (Já tens o meu +1)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era igualzinho ao teu!!
      A unica diferença foram as nectarinas!
      :) E é tão bom deixar que se derreta!
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Lindo e certamente delicioso, Mena! As fotos, como sempre estão um encanto! Ouve lá...a máquina de gelados faz mesmo diferença? Eu não tenho, mas já pensei em comprar...se bem que nem tenho noção do preço...Vale a pena?
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom Silvia!
      Comprei a maquina porque nao a achei cara! E sempre a pensar nos gelados cremosos!!
      Se fizeres muitos, sai-te a conta!!
      Um beijinho e obrigado pelo carinho!!!

      Eliminar
  5. Ummmmm que rico!!! Está muy bien hecho, muy bien explicado ademas. Da ganas de comercelo. Debo felicitarte por la hermosa receta y las hermosas fotografias. Cariños desde Argentina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas gracias! Si lo has cogido es porque el tradutor funciona!!
      :) Un besito para Argentina!

      Eliminar
  6. Realmente fiz bem em esperar pacientemente pelo teu gelado. Vindo das tuas mãos fica muito mais apetitoso. É que tu acrescentas sempre um "je ne sais quoi" que torna cada receita mais maravilhosa que todas as outras.
    Beijinhos, princesa do meu coração.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser dos ares de França que me chegam!! E então dá-me para estas coisas, Maria!!
      Obrigado do fundo do meu coraçao por tanto carinho!
      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Olá Mena,
    que bela ideia esta de deixares os "piquenos" por cá, é que já são duas receitas em tão pouco tempo e eu fico tão chateado por isso.
    Também tenho uma máquina de fazer gelados já há muito mas não lhe dou muito uso faço sempre a técnica de mexer durante a congelação.
    Pois já tinha visto este gelado em outro blog e fiquei rendida e claro que ao olhar para aquela tulipa com aquelas bolas de gelado, digo te Mena parece um verdadeiro gelado saído de uma gelataria italiana, está tão cremoso e o praliné ainda lhe dá um toque mais especial.
    Só tenho a dizer que exijo uma tulipa dessas nos próximos dois minutos:)

    Beijinhos e para os "piquenos" taambém

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente nao publico tão seguido, tens razão Sandra!! Mas foram receitas sem excepção! Ainda bem que não te chateias!
      É um gelado excelente e concordo contigo e nao sei onde o vistes! Mas aqueles que eu vi, estavam 5 estrelas!
      Fazes muito bem em exigir, e se em tarda mais que dois minutos começa a derreter!! Vai a caminho!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Mena, isto não é um gelado. Isto é a tentação em forma de gelado. Que coisa mais boa, mulher! Adorei e excelentes imagens também. ;)
    Espero que consigas uma boa clasificação no desafio.

    Beijinho e bom fim de semana. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um gelado, é!! Tentador, mas é!!
      Obrigado Célio!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. E o que é que tu não fazes bem, Mena? Este gelado está uma verdadeira tentação, e tem uma apresentação maravilhosa! Adorei, e aposto que nem os pedacinhos de pêssego congelados estragam esta delícia!
    Ah, o link para votação não está a funcionar, dá erro, vê lá o que se passa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiiii Lina, tu não fazes ideia das coisas que não me saiem bem!
      Um dia faço um post com os meus acidentes! Já verás!
      Não os pedacinhos não são assim tão maus, mas se nao estiverem não se perde nada!
      :)) Fui verificar o link e ja funciona! Obrigado por me avisares!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Que regresso em grande Mena. Primeiro as bolachas, agora este tentador gelado! Hmmm!
    Que delicia!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes como são as bolachas! São sempre boas e o geladinho, so mesmo experimentando Sofia!!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Apetecia-me um geladinho mas não posso:(
    Acho que fico-me pelas bolachas, nham nham que bom aspecto:)
    Deixei-te um recadinho lá...


    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá, Mena!
    Que bem que fizeste ao comprar esta maquininha! Assim podes fazer gelados deliciosos como este!!
    Uma tacinha para mim, sff!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teve que ser Paula!!
      Valeu bem a pena verdade??
      Sai uma tacinha para esse lado!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Estou extasiada com as tuas fotografias... estás uma pró. Esse geladinho ficou debaixo de olho, mas ainda não foi desta que consegui fazer a receita da Dorie.
    beijocas grandes e um óptimo domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que exagerada que és!!
      Ainda bem que gostaste Mafalda e já sabes, sem pedacinhos ou se nao que sejam cozidos com os outros!!
      Um beijinho.

      Eliminar
  14. Belas fotos e esse gelado deve ser uma tentação!!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito,
    porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza,
    a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós
    capacidade de recomeçar.
    Desejo a você, um final de semana cheio de amor e de alegrias.
    Afinal Deus nos a oportunidade de fazer novas amizades,
    ajudar mais pessoas,
    aprender e ensinar novas lições,
    vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
    Sorrir por novos motivos e chorar outros,
    porque amar o próximo é dar mais amparo,
    orar e agradecer .
    Fazer novas amizades é amadurecer um pouco mais
    e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
    É ser grato, reconhecido,
    forte, é ter fé acima de tudo.
    Que o Senhor abençoe a você,
    no doce lar Lugar onde vive!
    Que você possa ver sua
    família crescer e progredir,
    e tenhas uma vida longa,
    com saúde , paz e eterna felicidade.
    Um Feliz Dia Do Amigo : Estou atrasada , mais Nunca esqueceria essa data.
    Tem um mimo
    na postagem fique a vontade para pegar.
    Um abençoado final de semana.
    Deus abençoe VOCÊ!
    Beijos da amiga sempre ,Evanir.

    ResponderEliminar
  16. Pois agora com maquina de gelados, vais atormentar me com as tuas beldades, isso é la gelado que se apresente, guloso, com aspeto divinal, não se faz. Má :D

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Euuuu?? Atormentar?? Isso é la coisa que se diga de mim??
      Tens razao Paulo, não posso apresentar assim! Mas nao tinha tacinhas em casa, lolol!
      Só lá agora má!
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Olá Mena: adorei o teu geladinho e as "tacinhas" que arranjaste . Consegues sempre dar o teu cunho pessoal e tonar bem especial qualquer receita. Como já tive oportunidade de te dizer, cá em casa, gostamos muito do gelado e talvez pelo meu não ter ficado muito congelado,gostamos imenso de sentir os pedacinhos de pêssego.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar como nao congelaram ficaram suaves!! Mas ainda assim nao tem desperdicio!!
      Um beijinho!!

      Eliminar
  18. que bueno y suave se ve tu helado, si lo hago seguro que sera con tu receta, un beso

    ResponderEliminar
  19. Mena querida que belo gelado, adorei a receita. Esse combinado de praliné com amêndoas me fez quase a ter vias da fato. Quase pego o avião e bato à sua porta, mas no Aeroporto lembrei-me: Mas que vou encontrar la? Nada. Claro que acabou-se rapidinho. Voltei para casa, troncha e triste, e estou eu cá de volta a levar a receita fazer o que? kkkkk
    Belíssimo gelado e participação. Beijinhos, ótimo domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois podias ter vindo que ainda há!! Os gelados sao mais dificeis de distribuir pela vizinhança porque derretem!!
      Se se nao houvesse geladinho, haveria outra coisa qualquer!!
      Beijinhos.

      Eliminar
  20. Mena,
    afinal sempre conseguiste comprar a máquina de gelados :) que bom!
    Como sempre, as fotos falam por si, deixam-nos com vontade de roubar o teu geladinho, que soubeste muito bem aperfeiçoar.
    Foi um dois em um, excelentes participações.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois consegui! Estava a ver que não a encontrava e não podia perder a oportunidade! Até agora já serviu duas vezes! E cheira-me que nao vai parar!!!
      :) Ainda bem que gostaste Isabelinha!
      Um beijinho

      Eliminar
  21. Que gelado maravilhoso, Mena! As fotos estão lindas e o gelado está de babar... Já lanchava :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  22. Mena querida, com o frio que tá aqui, ver esses gelados até dá um arrepio, rsrsrs.
    Mas ficaram lindos demais e com certeza deliciosos né? Vindo de ti só podia ser maravilhoso :)
    Tenha um lindo domingo e uma abençoada semana.
    Beijãooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois imagino, mas mesmo com frio, às vezes apetece Aline!!
      Um boa semana para ti tb!
      Beijinhos

      Eliminar
  23. Que maravilha, deve estar uma delicia :)

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amaderensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Olá minha querida!

    Desta vez não participei no desafio porque tinha feito há pouco tempo um gelado de pêssego.
    Mas, este teu tem muito bom aspecto e parece-me ser mesmo delicioso.

    Uma beijoca e uma boa semana para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora com o calor a apertar é o que sabe bem!!
      É muito cremoso, Paula!
      Um beijinho

      Eliminar
  25. um geladinho vai sempre ;)
    as fotografias estão mesmo bonitas e o gelado com um aspecto incrível!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Olá Mena,
    Esse geladinho deve ser uma delicia :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  27. Posso comer?
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  28. Olá Mena,

    As receitas da Dorie são excelentes sim, mas há algumas que temos de adaptar aos nossos gostos e aos gostos dos outros residentes ! :)
    Se eu tivesse feito esse gelado, era o que iria acontecer, sem dúvida, depois de começar a ler os comentários em relação ao mesmo ! :)

    Seja como for, o teu geladinho trás o Sol com ele e está com umas cores fabulosas ! :)
    Adorei o facto de teres feito uma tulipa com a massa, ficou com uma apresentação encantadora e o gelado em si ficou altamente enriquecido com o praliné !
    "Well done" ! Estás de parabéns, ficou fantástico !

    Beijinho querida ! *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As receitas da Dorie têm esse efeito em mim! Mas só depois de o ter feito, é que se mencionou isso dos pedacinhos de pessego! E sinceramente nao os estava a ver congelados! Mas ainda assim é muito cremoso e é mais uma experiencia!!
      Os gelados trazem sempre o sol, né?
      Um beijinho grande!

      Eliminar
  29. Una delia que me encanta!
    Tiene muy buena pinta
    Un saludo

    ResponderEliminar
  30. Oh, geladinho bom e delicioso! Anda cá, a mim, que não vais durar muito tempo! :D
    Ficou magnífico e eu, como sou pouco gulosa, estou aqui sentadinha a deliciar-me...
    Next!... ;)
    Beijinhos grandes,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Minha schatz! Quando leres este comentario estarei a caminho do nosso Portugal.
    O stress dos ultimos dias fez com que ficasses para ultimo como é normal. Mas só assim tenho tempo para apreciar com calma as tuas aventuras no mundo dos gelados :-) Para primeira experiencia saiste- te perfeita!!! Eu nao me importo dos pedacinhos de pessego la no meio :-) qd passar a fronteira da Franca com a Espanha aguardo a minha tacinha para continuar viagem!

    Beijinhos

    ResponderEliminar