12.6.13

Uma viagem

No início da semana entrei em transe. Foi a primeira vez que os pequenos foram tantos dias de viagem com a escola. Três dias, que terminam hoje, longe de casa... O silêncio lá por casa, quebrava-se apenas com as músicas do "Mundo Pequenino" dos Deolinda. Mas não é a mesma coisa!!





E para que conste, adoro esta música. Adiante...

Dei por mim a pensar que no meu tempo, saímos de madrugada e voltávamos no mesmo dia. E com um bocadinho de sorte, a minha mãe não me deixava ir!

Costumava dizer: " Se tu não fores, compro-te um gelado!"

E eu ilusionada com o dito gelado, ficava por casa e não lhe causava nenhum aperto no coração. Agora que passo por elas, entendo-a perfeitamente. Mas também sei que se tivesse ido às minhas viagens, tinha visto muito mais coisas e tinha na mesma comprado o gelado!! Há que ser burrinha!!

Disse para mim mesma que passaria o dia de folga no sofá! Sem mexer uma palha!! Ai... Como se eu acreditasse que podia estar em casa sem fazer nada!

E o mal foi ter andado na noite anterior em pesquisas e encontrei uma série de receitas de Bundt's que me deixaram com os olhos em bico.

Assim que me levantei já estava a pensar nos ditos. Depois de ter tomado a dose de cafeína matinal, olhei pro "frederico", ou seja frigorifico como diz a minha filha, e vi que não tinha manteiga. E pensei, vou ter que sair, porque quero e quero fazer. Foi quando vi um pacote de massa de empanadas aberto... Estava montado o caos na cozinha.

Aproveitando a massa das empanadas, fiz uma receita que com ela vou participar no desafio do mês de Junho, da comunidade do Google+, Cocineros del Mundo, no apartado de salgado. Já sabem que depois podem passar por lá e colocar +1. Eu agradeço!!!!


Antes de deixar os ingredientes coloco uma foto da massa que usei para fazer as tulipas. É uma massa que já vem pronta e cortada em circulos, de espessura muito fina. Andei em pesquisas para ver se encontraria alguma marca que em Portugal fizesse o mesmo, mas não encontrei. Certamente existe, por isso procurem na secção das massas folhadas e afins. Se não encontrarem, usem por exemplo massa filo.


É este o aspecto da massa que usei. A foto foi retirada daqui e é da mesma marca que usei.



Tulipas recheadas com Sardinha e Pimentos
A receita foi inspirada na revista Lecturas Cocina de Primavera n.º 82





Ingredientes: (6 tulipas)
  • 1 lata de sardinhas enlatadas em azeite
  • 1 pimento vermelho assado e limpo
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 2 ovos cozidos
  • sal e pimenta q.b.
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 6 folhas de massa para empanadas
  • Salsa picada
  • 50 ml de vinho branco

Execução:

Picar a cebola grosseiramente. Colocar numa frigideira com as 2 colheres de azeite. Deixar refogar.

Entretanto cortamos o pimento, préviamente assado no forno com um fio de azeite, em tiras. Reservamos. Abrimos a sardinhas e retiramos a espinha, se tiver. Partimos em pedaços grandes e reservamos.

Depois de refogada a cebola juntamos o pimento em tiras e o alho picado. Deixamos refogar 1 minuto. Temperamos com sal e pimenta. Juntamos o vinho branco e deixamos cozinhar durante 5 minutos até que o vinho se evapore. Rectificam-se os temperos e retiramos do lume.

Juntamos a sardinha, as claras de ovos partidas em pedaços e salsa picada a gosto.




Preparamos uma forma multipla de madalena e colocamos as folhas de empanadas, de modo a que fiquem com o aspecto de tulipa, ou flor.

Recheamos com o preparado e levamos ao forno durante mais ou menos 7 minutos ou quando os bordes da massa se apresentem douradinhos.






Retiramos de forno e polvilhamos com a gema de ovo, que anteriormente passamos por um coador para obter como uns flocos.

Servem-se ainda quentes.




Começam os Santos Populares e não há festa onde falte a bela da sardinha assada. Bem sei que a sardinha, como dizem os pescadores, ainda não acende a brasa, nem molha a broa. Lá para o São João é que ela é boa! E espero que assim continue até eu ir de férias, para poder matar saudades delas.

E enquanto não chegam as frescas estas tulipas fizeram bem a sua substituição. Quentes, mas não a queimar, a massa estala na boca enquanto nos deleitamos com o adocicado do pimento. Para quem não gosta de sardinha, o atum será uma bela substituição.


Depois destas tulipas ainda me sobraram folhas de empanada. Tinha também ricotta que tinha sobrado do bundt que experimentei.

Decidi fazer umas queijadinhas que tinha visto no blog da Xana, o Ratatoui dos Pobres, e que já tinha experimentado antes com massa filo, e que também vi o Jamie Oliver fazer. Gosto tanto dele! 

O facto de ser uma receita super simples foi o que mais me chamou à atenção. E os ingredientes não têm nada que enganar nas quantidades. O Jamie até dizia que é a receita do 1-1-1 parece quase uma prescrição médica! E podemos alterar a nosso belo prazer.

Queijadas de Amêndoa e Doce de Leite



Ingredientes:
  • 100 gramas de ricotta
  • 100 gramas de açúcar
  • 100 gramas de amêndoa moída
  • 1 ovo
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • 6 colheres de sobremesa de doce de leite (na receita original doce de frambuesa)
  • 6 folhas de empanada
  • Amêndoa picada para decorar
  • Açúcar em pó para polvilhar
Execução:
Numa taça colocamos o ricotta, o açúcar, a amêndoa, a essência de baunilha, e o ovo e misturamos bem, até estarem todos bem integrados.

Numa forma múltiple de madalenas colocamos as folhas de empanada, e de seguida colocamos a colher de sobremesa de doce de leite, ou frambuesa se preferirem. Distribuimos pelas 6 formas a massa anteriormente preparada. Polvilhamos com a amêndoa moída a gosto. Levamos ao forno, pré-aquecido a 180ºC, até que estejam douradas.

Deixam-se arrefecer e servem mornas ou frias polvilhadas com açúcar em pó. (Isto se conseguirem!!)





Sou uma perdida por amêndoas e por doce de leite. Há medida que nos vamos deleitando com estas pequeninas, encontramos o bom do doce de leite. A massa em si, tem o ponto de doçura suficiente, para que não se tornem enjoativas.




O único problema destas queijadas, é que quando começamos já não podemos parar!!! São simplesmente viciantes.

Afinal as flores também se comem! Alguém é servido?


59 comentários:

  1. Olá...
    Que aspecto fantástico de tudo :).... Adorei ;)...
    Beijocas...
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sabes o que adorei mesmo? O efeito da tulipa... So porque se encaixa a massa numa forma. Que coisa fantastica amiga.... A de sardinhas despenso, ou substituo por atum. Mas as doces.... Aí amiga... As doces..... Estou que nem posso e acabei de jantar! Espero que os teus pequenos encham a casa hoje e a mama de mimos! Beijo muuuuuuuuito grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Achei giro esse efeito! Substitui por atum e já me dizes!!
      E as doces... É como tu dizes! Ai as doces!!
      Já estou a preparar-me pro miminho todo!!
      Beijinho grande.

      Eliminar
  3. cuantas aplicaciones tienen la pasta de las empanadillas!, y tanto para dulce o salado quedan buenísimas y muy bien presentadas.
    Saludos.
    Blanca de JUEGO DE SABORES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Es bien verdad Ana!! Me encanta esta pasta por eso!!!
      Gracias!!
      Besitos.

      Eliminar
  4. Olá Mena,
    eu acho que já vi essa massa...em Espanha!
    Gostei muito do aspeto quer das salgadas quer das doces, mas se tivesse que escolher só uma eu queria a docinha!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já deves ter visto! Eles utilizam imenso!!
      Leva a que mais te apeteça!!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Lindas tulipas quer as doces quer as salgadas. Também substituía por atum, sardinha para mim só a pingar no pão da "vivinha da silva".
    Os teus meninos estão quase a chegar, isso é que vai ser uma festa, imagino!

    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta com o atum que fica bom igual!!
      Eu também prefiro a que pinga, mas por aqui é dificil!!
      :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Gostei de ambas mas apesar de ser gulosa comia primeiro a salgada pois esta uma tentação.
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Mena,
    Para ser sincera, adorei a versão doce acredito que deve ser bem difícil para de comer. Mas a versão salgada é óptima para uma entrada diferente e gostosa.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  8. Pode ser uma de cada para mim?! ou quem sabe duas :)
    Essas tulipas deram-me vontade de ir para a cozinha e deixaram a minha imaginação a fervilhar!
    Nunca vi essa massa para empadas, mas vou pesquisar :)
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Minha querida desde das tulipas às queijadas, fiquei com vontade de comer ambas, que aspecto e que tentação :) Ambas ficaram com um aspecto lindissimo e super apetitoso :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  10. Minha querida desde das tulipas às queijadas, fiquei com vontade de comer ambas, que aspecto e que tentação :) Ambas ficaram com um aspecto lindissimo e super apetitoso :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  11. Mena, adorei estas duas sugestões! Por aqui encontra-se esta massa de empanadas no El corte Ingles, e com estas 2 receitas...não sei qual experimente primeiro!
    Beijinhos
    Lena

    ResponderEliminar
  12. Olá Mena, que maravilha essas flores! Entre a doce e a salgada, o meu coração balança... Na dúvida, fico com as duas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que delícias!
    Mena, gostei bastante das sugestões!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Deliciosos Mena, no sé cual elegir si el dulce o el salado... Yo creo que el salado primero y después el dulce. Bss

    ResponderEliminar
  15. que lindas, mena! tanto as doces como as salgadas. guardei já a receita e sei que vou fazer esta entrada num próximo jantar. beijinho

    ResponderEliminar
  16. Tudo lindo!Tudo apetitoso! Quero os dois! É pá...essa da dentada na queijada...foi mazinha!
    A sério...adorei tudo, como sempre! Parabéns!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Querida Mena!
    Gostei de tudo, as tulipas são muito originais e proporcionam
    devaneios, belos e gostosos.
    Mas também fico seduzida pelos teus textos!
    Uma beijoca grande.

    ResponderEliminar
  18. Ai que maravilha, Mena! Adorei o efeito da tulipa mas acho que dispenso a sardinha :)
    Agora as queijadas com doce de leite ficaram a piscar-me o olho porque eu gosto mesmo é de doces!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. jajaj...no te has podido resistir al dulce..!!
    si es que lo bordas todo.. pero a mi me pierde mas
    el salado y si hago esas tulipitas tan monas te lo digo
    que tengo unos moldes perfectos para esto..un abracito Mena..
    ahora te pongo mi puntito en google

    ResponderEliminar
  20. Deve mesmo ser um aperto no peito tê-los tão longe por tanto tempo (3 dias é uma eternidade)...Eu não ia a passeios de vários dias em criança, só mesmo quando andava na secundária mas a viagens de estudo, e nem a viagens de finalistas fui...mas também acho que não perdi nada!
    Se te custa agora que são umas crianças imagina a "dor de cabeça" quando eles tiverem na adoloscência! ;D eh eh

    Quanto às receitas, confesso que adorei o aspecto das tulipas doces, têm uma consistência a fazer lembrar os pasteis de feijão! Estão lindos, e dá vontade de dar levar uns quantos :)...*

    ResponderEliminar
  21. Adoro Deolinda, oiço o último album deles n vezes!
    Ficou muito giro, muito original e muito apetitoso, claro!!

    ResponderEliminar
  22. Mena como sou um bocado inculta no que diz respeito à blogosfera, só agora percebi que eras dona deste blogue. Parabéns pelo teu trabalho. Adorei esta receita pela combinação de ingredientes e porque tem sardinhas acessíveis para mim, em lata! Um destes dias faço com massa filo, ate tenho umas tulipas para lhe dar forma.
    Beijo

    PS-Em que parte do planeta vives? No hemisfério Norte, eu acho e na Europa? Gosto de saber a que distancia estou das pessoas que vou conhecendo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente de te ver por aqui Helena!!
      E sim hemisfério norte! Em Andorra, mais concretamente no Pas de La Casa. Mas eu chamo-lhe carinhosamente a minha Sibéria, visto no Inverno estar sempre a nevar!
      Sou de Viseu, mas ha 7 anos que estou por aqui!!
      Ainda bem que experimentas!! Fico contente por o dizeres e mais ainda se gostares!!
      Beijinhos

      Eliminar
  23. Pues no sé cual me gusta más si la salada o la dulce...ya sé,cuando vaya a España,compro varios paquetes y preparo las dos ,así decido.Me lo apunto
    Suerte con el concurso!!!
    Un beso

    ResponderEliminar
  24. Olá Mena,
    acredito que deva custar a qualquer mãe deixar os seus "piquenos" ir de visitas estes dias todos, e acho que realmente são bastantes tendo em conta a idade deles, mas são oportunidades únicas, portanto o melhor é deixa-los ir e dar na mesma um gelado.
    Agora vamos lá a esta sugestão...:)
    Antes de ler o post disse para mim..que sugestão tão boa para os santos populares...e realmente não fui eu só a pensar, ficou umas tulipas bem bonitas, com uma cor deslumbrante e eu gosto de sardinhas portanto para mim ficou perfeita.
    Mas agora, quem resiste a um doce destes?Com ricotta e amêndoa?
    Pois para mim são duas se faz favor, e enquanto não chegam vou imaginar uma dentada nessa massa cocante e estaladiça, com um recheio húmido e com sabor a tradição, gostei muito.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Fantástico Mena, me gustan mucho más las tulipas saladas, porque el dulce de leche me empalaga bastante, pero aún así me parecen una pasada. Un besito preciosa.

    ResponderEliminar
  26. Querida Mena, o que custa mais é mesmo a primeira vez e como custa! Depois, pela vida fora, eles irão estar fora muitas vezes...

    Quanto às flores, fiquei com pena de a tua Sibéria estar tão longe e eu nem poder deliciar-me com uma de cada.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  27. Oh minha querida!
    Dizias tu que ias ficar sem fazer nada. Logo, disse que ias fazer um docinho e fizeste.
    Está tudo maravilhoso... tens umas mãos muito habilidosas!
    Essa massa por cá acho que não há. É uma questão de se procurar ou substituir por massa filo que até é menos calórica. ehehehe
    Uma beijoca do tamanho do mundo

    ResponderEliminar
  28. Isso que seria um dia de folga? Menina além de uma você nos brinda com duas gostosuras, linda apresentação e se tiver que escolher fico com a doce mas é claro depois de ter provado a salgada, a gulosa rsrs, bjs querida !!!

    ResponderEliminar
  29. Ficou tudo com um aspecto fantastico. Adorei a versao das sardinhas, achei super original e optima para picnics.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Los tulipanes con sardinas , una pasada!! tienen que estar de muerte.mm me comería uno o dos sin pestañear!!
    Yo hice tulipanes..dulces;) con queso dulce y sirope de fresas
    un beso Mena y suerte

    ResponderEliminar
  31. Estas queijadas estão tão tentadoras!!!
    Estou a babar-me toda Mena, isso não se faz ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Mena, que dia de folga tão produtivo! O ninho vazio dá para isto... para nos mantermos ocupadas e não ouvir o silêncio! Mas olha, neste caso, foi compensador. Gosto das 2 versões, mas essa queijada com doce de leite!??? ai...
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  33. Mena,têm um aspecto fantásticas essas tulipas,gourmet e muito elegantas. Ficaram lindas acho que até teria pena de as comer :)
    As queijadas....já experimentei várias vezes e são mesmo viciantes.As tuas confirmam isso!
    bjns,violeta

    ResponderEliminar
  34. As flores comem-se e muito bem! Eu cá não me importo de comer umas quantas e estragar esse belo do jardim. Trocando as sardinhas pelo atum (deixo a bela da sardinha para ti, pois que aqui nem se comemoram os santos populares e não), e podes mandar duas de cada!! :) Fica o almoço feito!

    Nunca vi dessa massa à venda, mas achei muito interessante,pois permite imensas variações! Parece-me mais perfeitinho do que a fazer com massa filo. Assim são mesmo amorosas tulipas e outras flores!!

    Um lindo jardim que saiu desse frederico, hein?
    Já agora, adoro a música(e os Deolinda, no geral)!

    Beijinhos,
    Aida

    ResponderEliminar
  35. Olá, eu também fui das que não queria dar preocupações aos pais ... hoje acho que podia ter disfrutado uma bocadinho mais a vida ... mas agora que sou mãe também percebo o outro lado :)

    Estas flores estão maravilhosas, mas não vou nem copiar a receita ... estou de dieta! :))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Essas tulipas de sardinhas e pimentos são uma ideia muito gira para as festas populares!!!

    ResponderEliminar
  37. Olá Mena!
    Que tulipas lindas.... tanto as doce com as salgadas.
    Adorei e já estou aqui a imagicar novas combinações de ingredientes ;)

    Quanto aos pequenos... o coração fica apertadinho, não?! Eu morro de saudade quando o meu passa uma noite fora na casa dos avós, quanto mais quando me for em passeios... ai ai :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/06/pavlova-de-canela-com-cerejas.html

    ResponderEliminar
  38. Olá amiga,

    Sejam eles pequenitos ou grandes, quando se ausentam a casa fica vazia, falta movimento, faltam as vozes, falta o "caos", falta a desarrumação, falta tudo ! :)
    Entendo-te bem ! :)

    Adorei as tuas flores, doces ou salgadas pois que me serviria de ambas e provaria ambas com especial deleite porque foste tu quem as fez com tanto carinho ! :)
    Lindo o efeito que tão simplesmente se faz nas forminhas, gulosa como sou, não resistiria de facto !

    Beijinhos muito grandes, hoje já vais ter os pequeninos de volta ao ninho ! :)

    ResponderEliminar
  39. Ai como é duro a primeira vez que nossos pintinhos vão viajar! Ai como dói, como ficamos receosas! Mas depois acostuma-se, sempre preocupadas mas acabamos acostumando. E que dia produtivo Meninha, duas deliciosas receitas. Adorei as duas, ótima sugestões. Lindas suas tulipas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Ainda ando meio alucinada por isso ainda não tinha reparado que já tinhas publicado! Sei perfeitamente como andaste com a ausência dos pequeninos, aí são mais emancipados pois eu que me lembre só comecei a ir a viagens de estudo a partir do preparatório... antes a minha mãe nunca me deixou ir. Mas o que importa é que correu tudo bem e regressaram sãos e salvos!
    Aqui não encontro essa massa, nem conheço nenhuma casa de artigos de Espanha por estes lados, mas tentarei fazer com massa filo ou até massa quebrada que deve ficar parecido! Mas enquanto eu não faço manda aí uma de cada sff. Mesmo com a dieta posso sempre provar :-)

    Beijinhos flor e desculpa o comentário mas hoje não estou muito inspirada!!

    ResponderEliminar
  41. Mena querida,
    só te digo uma coisa, ainda bem que não havia manteiga em casa e estava esse pacote de massa de empanadas aberto!
    Que lindas tulipas! Tão perfeitinhas :D
    Adorei a versão das sardinhas! Está mesmo um encanto e deve ter ficado bem saborosa! Nunca tinha ido aos santos e fui este ano e adorei, é um mundo diferente onde reina a boa disposição e muita sardinha :D
    Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  42. Mena, preciosa, pero qué buen juego de sabores, me encanta, ya me imagino la delicia que deben ser!
    Las fotos, te quedaron más que preciosas, son una belleza!
    Un besito grande y feliz finde!

    ResponderEliminar
  43. Custa sempre, mas faz parte do crescimento. Por enquanto ainda são poucos dias, imagina quando for a faculdade????
    Gostei de todas as tuas sugestões, deliciosas!

    ResponderEliminar
  44. Oh, eras inocente e ela dava-te a volta com o gelado, também ninguém te mandava ser gulosa!
    As tulipas ficaram com um aspecto muito apelativo, mas as queijadas estão fantásticas!

    ResponderEliminar
  45. Qué chulas, Mena, no sé con cual quedarme, dulce o salado?
    Mejor me llevo una de cada ;DD
    Un besito, guapa.

    ResponderEliminar
  46. Essas cestinhas são um vício Mena!
    Depois que eu aprendi, tem quase todo dia aqui em casa.
    Antes eu fazia frita, mas além de super trabalhoso, gorduroso era demorado. Dai minha mãe sugeriu de fazer assado e adoramos. Impossível ficarmos sem massa de pastel aqui em casa, pois quando bate aquele vontade é só ir correndo preparar as cestinhas e tudo certo, rs.
    Estão lindíssimas as suas =)
    Beijãoooo

    ResponderEliminar
  47. Olá Mena:)

    Se ainda houver eu aceito uma de cada! Ficaram ambas lindas e acredito que deliciosas:)
    Gosto de sardinha assada mas enlatada não aprecio muito mas assim apresentadas não torcia o nariz:)

    Coração de mãe sofre! Mas faz bem a eles e nós - ambos crescem:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  48. Olá Mena,
    És sempre a mesma, não consegues estar quieta mas, eu digo ainda bem, porque senão não tinha o previlegio de ver estas iguarias. Ah, e adoro as tuas fotos, ficam sempre muito bem.
    Quanto à votação no google+, já está.
    Quanto às tulipas, não sei se escolho a salga se a doce, estão ambas deliciosas. Acho que fico com uma de cada.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  49. Vou te enviar a minha morada a ver se reencaminhas uma dessas para cá! Lindas!!!
    Parabéns de coração!
    Bjus

    já marquei com o G+ boa sorte ;)

    http://dicasedoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  50. Querida amiguinha, as tuas publicações estão a alcanças a excelência. Que nos pratos que partilhas, quer nas fotos, quer nos textos. Que mais posso dizer? Simplesmente que adorei as túlipas quer as doces quer as salgadas.
    Um abracinho muito forte para os 3
    Maria

    ResponderEliminar
  51. Afinal as flores também se comem! :) E tão lindas e que bem nos sabem!!
    Gosto de te ler, das tuas receitas e as tuas fotos estão cada vez melhores.
    Sabe bem passar cá e ser assim bem recebida! Adoro as túlipas, as salgadas e as doces, tão boas com amêndoa e ricotta, não resisto a provar :) Que bom!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  52. Me encanta esta receta! Tienes unas recetas espectaculares. Un saludo

    ResponderEliminar
  53. Olá Mena! as queijadinhas devem ser uma delicia,um dia destes faço. Agora em Portugal existem umas massas congeladas para doces e salgados em rodelas de 2 tamanhos,da marca Buitoni,dão muito jeito! um beijinho! :)

    ResponderEliminar